sábado, 29 de novembro de 2008

Sobre Harry Potter

Claro que ia falar sobre Harry Potter, afinal sou Paty Pondian e isso é o ano 2008, ou seja, um blog sobre livros sem HP seria, como dizia cazuza "café sem açucar, dança sem par" queiram os "entendidos" ou não, gostem de cada linha dos livros, de trechos, ou só dos primeiros, HP foi a força motiz de leitura para toda essa geração e sim, JK tem muito mérito por seus livros serem capazes de despertar essa vontade de ler, de encontrar novos livros e até mesmo de escrever na geração da net.

E as fanfics, isso é fantástico, muitas pessoas estão desenvolvendo sua imaginação e suas habilidades, porque HP lhes deu vontade de escrever, óbvio que nem todo escritor de fanfic tem talento e há muita coisa ruim no universo das fanfics, mas mesmo a pior fanfic já escrita, podem estar certos que trouxe um crescimento pessoal e uma experiência importante para seus idealizadores, fora as fanfics há um material rico, criativo e emocionante, nos fóruns e nas comunidades dedicadas aos livros, discussões produtivas, pessoas aprendendo a argumentar e a respeitar as opiniões contrárias.

Infelizmente há também uma parcela significativa de fãs dessa obra com a mente muito fechada, que não aceitam ouvir qualquer crítica à obra ou a sua autora, ou mesmo que parecem acreditar que os personagens são seres humanos e não personagens sujeitos à interpretação de leitores e por isso tem que ser "defendidos" dos leitores que podem interpretar algo de uma maneira diferente da "única certa" de acordo com a sua crença, isso me lembrou uma bula papal que diz que


"A palavra de Deus não é de livre interpretação"


Significando que as pessoas comuns, eu e você não podemos ler diretamente na bíblia e tirar nossas conclusões, porque poderiamos de alguma forma, nos "iludir" ou tornar-nos "dementes", por isso precisariamos de um padre que leria a palavra de Deus e nos repassaria somente a interpretação correta (ou seja, a dele). Tenho a impressão de que alguns fãs de HP adorariam baixar uma bula papal, segundo a qual, somente eles poderiam ler os livros e nos passar a interpretação correta, e certamente eles também puniriam com a fogueira da santa inquisição, aqueles que descumprissem a ordem, lessem e interpretassem a palavra da "Deusa JK" em desacordo com a posição dominante.

(Exemplo: O incidente com o jornalista Zeca Camargo)


Essas pessoas normalmente não são leitores, não gostam de livros, são leitores de Harry Potter e só conseguem e gostam de ler isso, esclusivamente, enfim, voltarei a tratar de Harry Potter aqui, em outros posts, porque eu gosto dos livros e gosto da escrita da JK mas sinceramente esse "lado negro da força" do fandom de HP já me cansou!!!

3 comentários:

Ju disse...

Nem me fale de gente louca em fóruns!!! Abafa o caso!!!

Amiga, quero posts sobre Twilight e Mediadora e também sobre Brumas de Avalon e Crônicas de Artur!!!

Beijomeliga

Andre L. disse...

Tá muito bom, só que acho que você fala um pouco rápido demais, ao invés de abordar todo o livro. E os assuntos vão muito costurados um no outro, não dando tempo pra sair de uma coisa pra entrar na outra. Do resto, tá excelente!

P.S. Mete o pau no Twilight? \o/
P.S.S. Fale sobre algum livro do Neil Gaiman, tipo Deuses Americanos, Lugar Nenhum, ou até Stardust, vai?

\o

Paty Pondian, Livros e discussões sobre eles. disse...

André, tem razão, vou tentar falar mais sobre os livros e não só sobre trechos...É a pressa de ecrever...