segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Esclarecimentos

Bom, primeiramente, atendendo a um toque, muitíssimo bem vindo do meu amigo e primeiro leitor do Blog, além de excelente escritor, André, tentarei, primeiro fazer um resumão dos livros de que estou falando para depois falar sobre eles propriamente, então vamos lá:


1- Lolita: Bem Lolita é o relato de dentro da prisão de um viúvo de meia idade, acerca de seu amor trágico por sua enteada de 12 anos.

É descrito todo em primeira pessoa, o que faz o leitor enxergar os fatos e os demais personagens pelos olhos do narrador e construir uma identificação visceral, com ele, seus sentimentos, suas dores e sua paixão por Lolita.

Humbert, sempre sentiu atração por garotas pré adolescentes (Lolita não foi a primeira) e ele atribui isso a uma tragédia que lhe tirou a primeira namorada Anabel, quando ele também era um pré adolescente.

Após anos morando na Europa, onde teve apenas alguns relacionamentos sem importância (com mulheres que tivessem algum trejeito infantil, das quais ele fala sem a menor compostura ou piedade) ele vai para a América e aluga um quarto da mãe de Lolita, uma mulher igualmente viúva e que tem uma relação terrível com a filha (ela parece disputar tudo com a garota).

Humbert assim que bate os olhos em Lolita, cai num amor obsessivo e desesperado e passa a se aproveitar da carência afetiva e da solidão de Lolita, bem como da sua natural cabeça de vento e modos vulgares de adolescente para ganhar a confiança da criança e aos poucos eles se tornam amigos.

A certa altura da história ele percebe que a mãe da garota está apaixonada por ele e de como poderia utilizar esse fato a seu favor, ele se casa com a mãe da menina e isso não muito surpreendentemente, tendo em vista a relação de disputa entre mãe e filha, faz o interesse de Lolita por ele dobrar, ela acaba dando-lhe um beijo na boca antes de ser arrastada pela mãe para um acampamento de férias.

Durante as férias de Lolita a esposa dele menciona a intenção de enviar a filha definitivamente para um colégio interno a fim de que ela e o marido possam ter mais privacidade, ele se desespera com essa perspectiva e passa a escrever coisas cada vez mais ofensivas sobre a esposa nos seus escritos pessoais.

Resultado um dia ela acha os escritos e descobre tudo, a paixão dele pela filha dela e de como ele a despreza, em surto ela o ofende, agride e jura que ele nunca mais porá os olhos em Lolita, mas ao atravessar a rua ainda transtornada ela é atropelada e morre.

Era tudo o que Humbert precisava, ele convence os vizinhos rapidamente de que Lolita na verdade era sua filha legítima e que iriam mudar-se para que pudessem se recuperar da perda, passa no acampamento pega a garota e foge com ela, ela não protesta, pois não tinha mesmo para onde ir, assim Humbert utilizando-se do pouco discernimento de Lolita e da dor não confessada dela pela morte da mãe que ela detestava, mas ainda assim era a sua única parente viva, facilmente consegue a intimidade física que tanto almejava, eles se tornam amantes, enquanto para o mundo exterior nos lugares por onde passam (escola, amigos, vizinhos) ele é o pai e ela é a filha.

Mas Lolita vai crescendo perturbada e aleijada emocionalmente, e com a aproximação da maturidade cada vez fica mais revoltada com o que ele fez com ela. Passa a questioná-lo, criticá-lo e chantageá-lo com sexo e enfim foge dele.

Ele, louco de tristeza, passa muito tempo procurando-a e ao homem que a ajudou a fugir (a quem ele atribui o fim de sua felicidade).

Enfim ele a encontra, mais velha, casada com um homem simples e pobre (não era o mesmo cara que a tinha levado embora) e grávida, ela o apresenta para o marido como pai dela e eles têm uma das conversas mais tristes de toda a história da literatura.

Ele mata o homem que a ajudou a fugir e acaba morrendo na cadeia.

Ficamos sabendo depois que Lolita morreu no parto de uma menina.

Quanto a Harry Potter, como já disse anteriormente vou postar um comentário livros a livro para discutirmos, mais para a frente, mas acho desnecessário começar com Harry Potter é um garoto de onze anos que descobre que é bruxo...Acho que todo mundo que não esteve exilado em Marte na última década sabe disso não é? Então já vou direto para a discussão, mas não no próximo post, no próximo, atendendo a pedidos será sobre o famigerado Twilight!!!

6 comentários:

Ana disse...

Há, primeiro coment \o/

Nossa, agora me deu vontade de ler Lolita. Antes eu meio que tinha medo do que ia encontrar lá - acho que porque te vi chorando um bocado lendo isso, né?

E vai falar de Twilight?
Esse eu não posso perder! "Oh Bella!" "Oh Edward!"

Paty Pondian, Livros e discussões sobre eles. disse...

Bom Ana (nossa que estranho te chamar assim) Já te disse que você tem que perder a birra com os clássicos, afinal eles não são clássicos à toa né???

Quer escrever algo sobre o Artemis para postar aqui??

Paty Pondian, Livros e discussões sobre eles. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre L. disse...

Oba! \o/
Além de idéia seguida, ainda fui elogiado!

Mamãe, eu vi um spoiler! Ok. Brincadeira, mas é bom pra caramba o Lolita mesmo. Entra na lista dos "a ler". (lista que cresce espetacularmente, diga-se de passagem). Obrigado pelos comentários no meu Blog (\o/) e oba, TWILIGHT!!!

"Está vendo, Jacob? Esta é a Bella. Bem conservada, não muito rodada, sem medo por criaturas malignas. Te empresto por essa noite, mas cê me devolve amanhã cedo, tá? É que eu AMO ela."

"Não não podemos fazer sexo. Eu posso te matar. Não, isso não significa que eu sou bom de cama. Ok. Fizemos. Quebramos a cama? Ah, droga... Nãão, você tá toda machucada! Bondage? Que que é isso?"

"Oh meu Deus... Fico com o Edward que acha que sou uma mulher-objeto-empresta-pros-amigos ou com o Jacob, que acha que sou um tesouro que ele tem o direito de roubar?
Mulher-objeto... Mulher-roubada... Feita de vidro... Feita de vidro... Ai, ai. Indecisão"...

Ok. Chega.

"Olha, tem um bebê aqui. Vamos dar nome? Renee + Esme = Renesmee. Carslie + Charlie = Carlie. Jacinto + Pinto = Jacinto Pinto... Mamãe sempre disse que eu era original.."

Ana disse...

AUHSHUHAHUSUHAS
a melhor síntese de Twilight que eu já li, essa.
Aliás, tou relendo o primeiro livro... parece de um universo totalmente diferente dos outros..

Mas então, se vc acha estranho me chamar de Ana, imagina eu oO
Sobre o liberalismo, claro que é pior sem ele... um sistema ditatorial agora acabaria com qualquer chance de bem.
Mas não adianta fingir que tudoo dá certo e que não há um monte de problemas e exploração, não é?

Ana disse...

and yes... eu escrevo sobre artemis fowl
*risada maléfica do sheldon*
MUAHAHA
\o/